BA reforça importância de declarar vacinação na campanha contra aftosa

Publicado em 30/04/2010 08:21
Vacine e Declare é o slogan da 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2010 na Bahia, que começa no próximo sábado (1°). O objetivo é conscientizar os produtores sobre a importância de entregar a declaração da vacina em uma das 71 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) do estado para consolidar o número de animais imunizados. Além disso, os pecuaristas podem procurar a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que tem o seu cadastro, para entregar a documentação, até o dia 15 de junho de 2010.

A expectativa do estado é vacinar 10 milhões de bovinos e búfalos distribuídos em 417 municípios. “Vamos intensificar as ações na zona tampão, que faz divisa com Piauí e Pernambuco, ainda classificados como de risco médio para a doença. Essa área está localizada entre as coordenadorias regionais de Barreiras e Juazeiro”, explica o chefe interino do Serviço de Defesa Agropecuária, da Superintendência Federal de Agricultura na Bahia, Antônio Valmilton Pinheiro. Nesse local, a vacinação será supervisionada pelo serviço oficial baiano.

O estado teve o status restituído como livre de febre aftosa com vacinação em 2008. Na 1ª etapa de 2009 foram vacinados 96,4% dos bovinos e búfalos e, em novembro, 97%. O primeiro município a participar da campanha foi Itapetinga, em 1968.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Scot Consultoria: A oferta de boiadas em ritmo compassado e demanda moderada
Começou a pressão sobre a arroba do boi com maior oferta de animais, alongamento das escalas e aumento nos diferenciais de base
Radar Investimentos: O mercado físico do boi gordo começou a semana de lado
Pecuária de corte/Cepea: Análise da produtividade e o uso de suplementos em propriedades de bovinos de corte
ExpoBrangus é adiada em função das chuvas no RS