Bois e búfalos do Piauí devem ser imunizados contra aftosa

Publicado em 07/05/2010 09:17
Todo o rebanho de bois búfalos do Piauí deve ser vacinado contra a febre aftosa neste mês. Em novembro de 2009, o estado avançou na classificação sanitária com relação à doença. Deixou de ser uma área de risco desconhecido e, agora, tem status de risco médio para a febre aftosa.

“Os trabalhos de educação sanitária são uma prática constante da Agência de Defesa Agropecuária do estado (Adapi). Palestras, reuniões e debates com sindicatos rurais e associações de produtores ressaltam a importância da campanha contra a aftosa”, afirma o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária, Airton Leôncio Dutra. 

Desde fevereiro de 1997 não são identificados casos da doença no Piauí, que está com rebanho superior a 1,6 milhão de cabeças. De acordo com Dutra, a estrutura do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), no estado, melhorou nos últimos anos, com a atuação de 82 médicos veterinários e 261 técnicos em agropecuária. “Também já publicamos edital de concurso público para a contratação de mais 25 veterinários”, enfatiza.

O Serviço de Defesa Agropecuária tem mais de 71 mil proprietários rurais cadastrados para a criação de gado. No sul do Piauí concentra-se a produção destinada ao corte. No extremo norte e na capital Teresina fica a bacia leiteira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário