Adab intensifica ações para vacinação contra febre aftosa

Publicado em 10/05/2010 07:23
Até o dia 31 deste mês todos os pecuaristas baianos devem vacinar seu rebanho e declarar a vacinação nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Na última etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, em 2009, mais de 97% das 10.288.420 cabeças existentes na Bahia foram imunizadas, registrando um número recorde de vacinação desde a criação da Agência há 10 anos.

No sábado (8), a Agência vai apresentar as estratégias estabelecidas para a extinção da Zona Tampão aos pecuaristas de Formosa do Rio Preto, em duas palestras que serão realizadas, às 10h, na Fazenda Mata Verde BR 135, Km 4, Divisa BA-PI.

As palestras integram as atividades da campanha na Coordenadoria de Barreiras, região com 22.452 propriedades rurais cadastradas e que vacinou 97, 23% do rebanho de 989.960 cabeças.

Após as palestras, médicos veterinários da Adab farão uma vacinação assistida no local, com o objetivo de mostrar aos criadores alguns aspectos técnicos importantes no ato de vacinar.

A expectativa é reunir 200 pecuaristas da região para mostrar a importância da vacinação dos animais e sua posterior declaração em um dos 22 escritórios da Adab na região Oeste.

Na próxima quarta-feira (12), às 9h, a Coordenadoria Regional da Adab de Juazeiro também realizará vacinação assistida no município de Remanso, alem promover cadastramento de propriedades utilizando o novo sistema de monitoramento via satélite - AdabSat. A ação contará com a presença do diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, e o diretor de Defesa Animal, Rui Leal.

De acordo com Cássio Peixoto, além do apoio das iniciativas pública e privada, a parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa) foi fundamental para direcionar, de forma segura, as ações de defesa sanitária no estado. “A Bahia entende as atividades de defesa como suporte e passaporte para o sucesso da agropecuária. Daí, o investimento em tecnologia intensificar a vacinação e declaração dos animais, garantindo a sanidade do rebanho baiano”.

Para diretor de Defesa Animal, outro grande incentivo voltado à melhorar os índices de imunização dos animais é a atenção dada aos pecuaristas da Zona Tampão, instituída pelo Mapa como forma de proteção contra a entrada da doença na Bahia.

“Os criadores dos municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova, Buritirama, Pilão Arcado e Mansidão terão um papel importante nesta etapa da campanha para o cumprimento das medidas estabelecidas no pacto federativo, que objetiva a extinção da Zona Tampão no estado. Agora é a hora de alcançarmos 100% de cobertura vacinal”, enfatiza Rui Leal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal Nova Fronteira

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário