Bovinocultura: Avanços na recria e terminação

Publicado em 11/05/2010 08:58
A bovinocultura de corte tem apresentado avanços significativos na produtividade dos sistemas pecuários, tanto na fase de recria como de terminação de bovinos de corte. Contudo, a fase inicial do processo de produção e de criação de raças zebuínas era pouco estudada. Para suprir a deficiência, os organizadores do Enipec 2010 incluíram a palestra Produção Eficiente de Bezerros com o doutor em agronomia Antônio Carlos Silveira, , professor titular da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Botucatu).

Segundo ele, a criação de bezerros é parte importante dos sistemas de exploração de bovinos, sendo que a diminuição do ciclo de produção e abate desses animais hoje é uma preocupação e tendência não apenas nacional, mas também mundial. "Segundo meus trabalhos de pesquisa, não admitimos o abate de bovinos acima de 20 meses em nenhuma hipótese". O professor explica ainda que alimentar os animais corretamente o quanto antes, certamente resulta em mais ganho de peso e no adiantamente do abate.

Em rebanhos da raça nelore, no regime de pastagens, há melhorias no manejo animal, tais como recria em pastagens cultivadas, adequação da lotação e estação de monta na reprodução, o que resultado em comprovado aumento nas taxas de prenhez e de natalidade em vacas adultas e em novilhas com primeiro serviço aos dois anos de idade (sem melhorias no peso à desmama.
Estudos indicam ser a redução do ciclo pecuário inviável sem a produção eficiente de bezerros. Sistemas avançados de produção de pecuária de corte dispõem de sistemas de cria com altas taxas de desmama e com maior quantidade de quilos de bezerros desmamados/vaca e por área.

Neste trabalho, avaliou-se a produção e produtividade na fase de cria de um sistema simulado de produção de gado de corte com bovinos da raça nelore mantidos em pasto com suplementação mineral na região de Cerrado do Centro-Oeste brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário