Aftosa: Japão passa por novo surto da doença

Publicado em 19/05/2010 08:34
A província japonesa de Miyazaki (sul do país) declarou ontem (18) situação de emergência pela incontrolável extensão de um surto de febre aftosa, informou a agência local de notícias Kyodo.

"Estamos em uma situação na qual é impossível deter a propagação", disse o governador de Miyazaki, Hideo Higashikokubaru, antes de alertar que o risco de a infecção se estender é inegável.

Segundo dados oficiais, foram detectados indícios da doença em pelo menos 126 fazendas de gado bovino e suíno de Miyazaki, onde mais de 114 mil animais tiveram que ser sacrificados. Além disso, o governo admitiu erros na tentativa de controlar o surto, após informação de que as autoridades locais falharam durante inspeções a fazendas no final de março. As autoridades veterinárias japonesas confirmaram no início de abril um surto do tipo "O" do vírus da febre aftosa, o mais comum atualmente na Ásia, onde a doença é endêmica.

Os funcionários que realizavam as inspeções, no entanto, foram acusados de excessiva lentidão durante as análises nos animais com sintomas da doença.

Tags:

Fonte: DCI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA participa de encontro sul-americano de combate à febre aftosa
Scot Consultoria: Sexta-feira com preços estáveis da arroba em São Paulo
Mercado do boi caminha para iniciar o mês de maio com a mesma cotação da arroba que começou abril
Pastagens reduzindo sua qualidade? A suplementação pode salvar sua produtividade
Radar Investimentos: A cotação da arroba do boi gordo se manteve firme nesta quinta-feira