Aftosa: Japão passa por novo surto da doença

Publicado em 19/05/2010 08:34
A província japonesa de Miyazaki (sul do país) declarou ontem (18) situação de emergência pela incontrolável extensão de um surto de febre aftosa, informou a agência local de notícias Kyodo.

"Estamos em uma situação na qual é impossível deter a propagação", disse o governador de Miyazaki, Hideo Higashikokubaru, antes de alertar que o risco de a infecção se estender é inegável.

Segundo dados oficiais, foram detectados indícios da doença em pelo menos 126 fazendas de gado bovino e suíno de Miyazaki, onde mais de 114 mil animais tiveram que ser sacrificados. Além disso, o governo admitiu erros na tentativa de controlar o surto, após informação de que as autoridades locais falharam durante inspeções a fazendas no final de março. As autoridades veterinárias japonesas confirmaram no início de abril um surto do tipo "O" do vírus da febre aftosa, o mais comum atualmente na Ásia, onde a doença é endêmica.

Os funcionários que realizavam as inspeções, no entanto, foram acusados de excessiva lentidão durante as análises nos animais com sintomas da doença.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário