Rossi: gado goiano é um dos melhores do mundo

Publicado em 21/05/2010 17:36
Hoje de manhã o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, comentou sobre o cenário agrícola brasileiro e goiano durante visita à 65ª Exposição Agropecuária de Goiás, no Parque de Exposições, em Goiânia. Segundo Rossi, o Ministério da Agricultura é o ministério da produção, já que o setor é responsável por um quarto de toda a produção nacional. "E estamos caminhando para um terço! Além disso, o setor emprega 39% da mão-de-obra nacional e detém 40% das exportações", acrescentou o ministro.
 
Além de toda a produção, os agricultores também são responsáveis pela preservação ambiental. Agricultor há mais de 30 anos, Rossi afirma que são eles os verdadeiros responsáveis pela preservação ambiental. "Não vamos destruir o meio ambiente. Nós que temos o cuidado e o zelo com o solo, com as nascentes. Não vamos permitir descalabros!". disse.
 
O produtor rural pode ficar animado com as verbas federais. O ministro anunciou que os rescursos de financiamento agrícola cresceram. Já para o Plano Safra, na segunda semana de junho, serão R$ 100 bilhões. Para a safrinha do milho, são R$ 5 bilhões. "Vamos financiar a comercialização desse alimento tão importante para a dieta do brasileiro.", anunciou Rossi. Serão realizados 12 leilões que vão garantir o escoamento da produção.
 
O ministro destacou o papel pioneiro de Goiás em alternativas às cadeias produtivas, como o plantio direto o sistema ILPF - Integração Lavoura, Pecuária e Floresta. Outro destaque goiano é a criação de gado a campo. Rossi disse que os animais criados no Brasil e, principalmente, em Goiás, foram aprimorados geneticamente e, atualmente, são melhores que os animais dos países originais das raças. O governo vai investir na venda de gado em pé, e Goiás é um dos melhores estados nesse setor, com grandes possibilidades de lucro.
 
O secretário Leonardo Veloso, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro) acompanhou o ministro durante a festa da Pecuária. Para Veloso, essa visita ressalta mais uma vez a importância de Goiás no cenário do agronegócio brasileiro e reconhece a Exposição Agropecuária de Goiás como uma das mais importantes do país. "O governo federal e estadual estão afinados e vão trabalhar juntos para o desenvolvimento do agronegócio, de Goiás e do Brasil", disse o secretário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Seagro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário