Campanha de vacinação contra aftosa termina nesta segunda no TO

Publicado em 28/05/2010 16:30

Soará nesta segunda-feira, 31, o apito final de mais um jogo contra a febre aftosa no Tocantins. A campanha de vacinação “Adapec e Produtores em campo contra a Aftosa”, que está no ritmo da Copa do Mundo, iniciou em 1º de maio. O produtor que cometer falta neste importante jogo, deixando de vacinar seus animais, receberá cartão vermelho e multa no valor de R$ 5,32 por cabeça.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A primeira etapa deste campeonato encerra na segunda, dia 31, mas o produtor precisa garantir o título, comprovando a vacinação no escritório da Adapec onde sua propriedade é cadastrada. A confirmação do ato pode ser realizada até 10 dias após a compra da vacina. Para ratificar a imunização, o produtor precisa apresentar a nota fiscal das doses e a carta aviso com os dados do rebanho como idade e sexo. Quem deixar de declarar a vacinação também receberá cartão vermelho e multa no valor de R$ 127,69 por propriedade não declarada.

O presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, José Luciano Azevedo, avisa que a intenção não é penalizar, mas assegurar mais um troféu de campeão em imunização para o Tocantins. “Estamos há 13 anos sem registro de febre aftosa e isso tem nos garantido novos mercados consumidores de carne bovina, como o Chile que autorizou nossas exportações recentemente. O trabalho não pode parar”, explica.

A previsão é que mais de sete milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) recebam a dose antiaftosa nesta primeira etapa da campanha de 2010. Em novembro, somente os bovídeos com até 24 meses serão imunizados contra a doença, como parte do processo de retirada gradual da vacinação no Estado.

Isenção

Nesta etapa, só serão liberados da vacinação os animais destinados ao abate imediato e em até 60 dias após o final da campanha, ou seja, até 30 de julho. Neste caso, os produtores devem assinar um termo de compromisso no escritório da Adapec, agendando a data para o abate dos bovinos.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Adapec-TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário