Campanha da aftosa é encerrada em 21 estados e no DF

Publicado em 31/05/2010 09:07 401 exibições
Termina, nesta segunda-feira (31), a primeira etapa da campanha de vacinação de bovinos e búfalos contra a febre aftosa no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Os produtores rurais dessas regiões tiveram todo o mês de maio para imunizar o rebanho, estimado em 153 milhões de animais.

No Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo apenas os bois e búfalos com até 24 meses de idade precisaram ser vacinados nesta etapa. Em Mato Grosso do Sul, os produtores do Pantanal puderam optar pela vacinação em maio de todos os bois e búfalos e, na região do Planalto, a dose foi obrigatória apenas para os animais com menos de dois anos. Nos outros estados, a campanha foi direcionada a todo o rebanho. No ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) registrou cobertura vacinal média superior a 97% na etapa equivalente a esta. 
    
A vacinação dos animais é uma das estratégias que o Ministério da Agricultura adota para obter reconhecimento de todo o País como área livre de febre aftosa com vacinação até o final deste ano. Consulte o mapa com a classificação sanitária de todos os estados.

Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário