Relatório confirma eficiência da vacinação contra aftosa em SP

Publicado em 16/06/2010 07:16
Objetivo do monitoramento foi verificar a eficiência da vacina quanto ao nível adequado de imunização dos rebanhos para aftosa
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o relatório do monitoramento sorológico de vacinação contra a febre aftosa no rebanho bovino, realizado no ano passado, em nove estados da federação (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) habilitados para exportar para a União Européia. O objetivo do monitoramento foi verificar a eficiência da vacina quanto ao nível adequado de imunização dos rebanhos para aftosa e mostrar que a cobertura da vacina apresenta correspondência com o percentual de bovinos declarados como vacinados.

De acordo com o relatório do Mapa, 168 das 1.382 amostras realizadas nos Estabelecimentos Rurais Aprovados (Eras/Sisbov) foram colhidas no estado de São Paulo, e o percentual alcançado foi de 100%. No percentual geral, o índice chegou a 98,4%, o que, segundo o relatório comprova que "a população bovina localizada em estabelecimentos rurais aprovados para exportar para a União Europeia apresenta excelente nível de cobertura imunitária contra a febre aftosa, de acordo com os parâmetros estatísticos".

Nas propriedades não Eras, foram colhidas em São Paulo 194 das 1.543 amostras totais do monitoramento. O relatório conclui que nesses estabelecimentos "foi constatada correspondência entre os índices de cobertura imunitária contra febre aftosa e os percentuais de bovinos declarados como vacinados pelos serviços oficiais de defesa agropecuária dos Estados". O percentual do estado de São Paulo foi de 97% de imunidade.

Monitoramento

Para a realização do monitoramento, a Defesa Agropecuária mobilizou 29 médicos veterinários e colheu 362 amostras de sangue em 52 propriedades. A ação foi desenvolvida dentro dos procedimentos estabelecidos pelo Ministério, em atendimento às exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da União Europeia.

A Defesa Agropecuária é o órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável por 98% das auditorias oficiais no Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos - Estabelecimentos Rurais Aprovados (Sisbov-Eras) no estado de São Paulo. As auditorias dão legitimidade para acesso dos Eras na Traces, que é a lista dos estabelecimentos aptos a fornecer animais para frigoríficos exportadores de carne bovina in natura ao bloco europeu. O Estado tem hoje 206 propriedades Eras certificadas no Sisbov, dessas, 150 estão na lista Traces.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal O Serrano

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário