Piauí vacina 92,78% do rebanho bovino contra a febre aftosa

Publicado em 07/07/2010 08:48
Medida torna venda de gado criado no Estado mais confiável, além de fortalece o mercado de corte A campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada no Estado do Piauí alcança resultados favoráveis. A última fase do programa de erradicação da doença foi capaz de alcançar o resultado positivo de 92,78% do rebanho bovino imune à doença.

Com esse indicativo, o Piauí inicia nova campanha visando fortalecer o mercado de carne de corte: a busca do status de zona livre da febre aftosa, ao invés de região de risco médio.
Dos 224 municípios piauienses, 11 conseguiram vacinar a totalidade do rebanho. São eles: Anísio de Abreu, Brejo do Piauí, Jacobina do Piauí, Pavussu, Santa Cruz dos Milagres, Tamboril, Água Branca, Aroazes, Aroeiras do Itaim, Bertolínea e São Brás do Piauí.

Em etapas anteriores, cerca de 80 criadores foram multados por descumprir a norma. Isso representa, aproximadamente, 150 mil cabeças de gado não imunizadas.

“A meta era alcançar o total de 1,7 milhão de animais vacinados. Entretanto, em campanhas posteriores conseguimos alcançar mais 35 mil animais protegidos contra a aftosa”, afirma o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí, João Antônio.

O resultado é bastante comemorado já que fornece subsídios para o crescimento da criação e comercialização de gado de corte com origem piauiense. “Fazemos isso para dar tranqüilidade ao produtor e também para fortalecer a economia estadual”, garante o governador Wilson Martins.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cidade Verde.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário