Pecuária: aumento da lista Traces depende de simplificação e prêmios maiores

Publicado em 20/07/2010 11:28
A provável simplificação no processo de aprovação das propriedades auditadas para exportar carne in natura para a União Europeia (UE), conforme anunciada pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, deve exercer pouca influência no aumento das propriedades credenciadas em Mato Grosso.

O incremento no número de propriedades deve ocorrer se, além da celeridade nos processos, houver melhoria no valor do prêmio pago pelos frigoríficos aos pecuaristas. É o que prevê a coordenadora do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov/MT),Patrícia Cristina Borges.

O superintendente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, corrobora a opinião. "Essa ampliação no número de propriedades credenciadas depende das duas coisas, de um processo mais simples e de prêmios de melhor valor". Ele relembra que, no ano passado, apesar dos prêmios melhores, a burocracia na aprovação inibiu ao interesse dos pecuaristas. "Acho que o valor pago deveria aumentar em pelo menos 10% sobre o atual, para compensar".

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio
Pecuarista gaúcho terá seguro contra a febre aftosa
Abiec defende que mercado é o “motor” para a eficiência na produção de carne bovina
Scot Consultoria: Mercado sem alteração em São Paulo
Radar Investimentos: Média diária exportada de carne bovina nas quatro primeiras semanas de abril alcançou 10.192 toneladas