Marfrig e Friboi cancelam negócios com 7 propriedades de MT

Publicado em 22/07/2010 11:48
Dois grupos frigoríficos atuantes em Mato Grosso anunciaram a suspensão temporária da compra de bovinos de propriedades que possuem irregularidades ambientais. Ao todo, 201 propriedades foram excluídas do cadastro do JBS/Friboi e do Marfrig, e deste total 7 foram confirmadas no Estado. Elas fazendas tiveram a relação comercial com o Marfrig cancelada por estarem a menos de 1 quilometro de áreas de desmatamento irregular. Todas as unidades pertencem à região de Tangará da Serra e Paranatinga. O JBS/Friboi confirma a extinção de 31 propriedades da lista de fornecedores, mas não informa quantas estão no Estado. Além de Mato Grosso, Acre, Pará e Rondônia também tiveram propriedades analisadas por monitoramento via satélite pelas duas empresas.

O superintendente de Sustentabilidade do Marfrig, Ocimar Villela, explica que as 170 propriedades suspensas, sendo 7 mato-grossenses não estão por definitivo extintas do rol de vendedores. Segundo Villela, a partir de agora, representantes do Marfrig vão percorrer as propriedades junto com entidades responsáveis pelo monitoramento e controle ambiental dos Estado para checar as irregularidades. "Fizemos uma análise a partir de mapas, cruzando os dados das propriedades com os de áreas de desmatamento, de Unidade de Conservação e Terras Indígenas. Agora temos que nos certificar se há ou não irregularidades". Ocimar Villela diz que os proprietários serão informados da suspensão e que, se autorizado pelos mesmos, as fazendas serão vistoriadas.

O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, alerta para o perigo de que empresas se tornem polícia e juiz e condenem produtores inocentes. "Se eles suspenderem a relação com proprietários julgados e condenados em última instância, tudo bem. Mas caso contrário, corre-se o risco de julgar sem ter provas das irregularidades". Representantes dos Sindicatos Rurais de Tangará da Serra e de Paranatinga informaram que até o momento não foram notificados nem informados sobre as suspensões.

Villela confirma que a atitude do frigorífico foi em decorrência de pressões comerciais, principalmente estrangeira e de entidades que defendem a preservação ambiental. "Não fizemos isso em decorrência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que assinamos com o Ministério Público Federal de Mato Grosso, até porque o TAC se refere ao Cadastro Rural (CAR). Fizemos isso para não sermos enquadrados em listas de empresas ambientalmente incorretas". O TAC foi assinado pelos frigoríficos Independência, JBS e Marfrig como forma de comprometimento em não comercializar com propriedades que não tivessem o CAR a partir de 13 de novembro de 2010, antigo prazo para a adesão do Programa de Regularização Ambiental Rural (MT Legal). Com a prorrogação do prazo, Ocimar diz que ainda não sabe se o TAC será adiado. "O Ministério Público fez o TAC justamente antevendo a prorrogação das datas, que acontece sempre que se muda de governo. Mas neste caso, em virtude do novo Código Florestal, talvez fosse coerente prorrogar o prazo". Ocimar Villela diz que em breve fará uma visita ao Estado para checar as informações sobre prorrogações, mas ressalta que o Estado está bem no cenário, já que tem um pequeno número de propriedades irregulares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário