Com inverno rigoroso no RS, rebanho fica improdutivo

Publicado em 28/07/2010 07:45
O inverno rigoroso está prejudicando a produção de leite no noroeste do Rio Grande do Sul. A chuva em excesso e a baixa luminosidade atrapalharam o desenvolvimento das pastagens.

Élvio Siqueira cria gado leiteiro em Boa Vista do Incra e está preocupado. As pastagens de aveia da propriedade dele não se desenvolveram como deveriam por causa do clima.

“Com a entrada do frio entrou a chuva junto. Essa chuva prejudicou no desenvolvimento pela falta de sol para formar a fotossíntese. Então, as pastagens não deram o desenvolvimento devido”, explicou Jaubert Falkenberg, técnico agrícola da Emater.

A consequência são os níveis baixos de produção do rebanho. Na propriedade, a produção de leite já ficou reduzida a cerca de cem litros por dia. Para que não caia ainda mais a alimentação dos animais está sendo complementada com ração e silagem, o que encarece o custo de produção.

“A pastagem era para ter dado umas quatro passadas. Temos uma. Então, é sinal que alguma coisa do clima houve. Deu prejuízo”, disse seu Élvio.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio