Falta de chuva castiga o gado em Mato Grosso do Sul

Publicado em 11/08/2010 07:48
A falta de chuva está castigando o gado na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Mesmo quem tem silagem está preocupado. A seca chegou antes da hora e deve faltar alimento.

O que era verde agora está seco. Na região vivem aproximadamente 200 pequenos produtores que foram assentados. Já são mais de 30 dias sem chuva e os animais estão sentindo os efeitos do frio e da falta de alimentação.

O criador Daniel Siqueira, que cria 11 cabeças de gado, já perdeu três por conta da seca. “Os animais ficam fracos porque a palhada não dá o sustento natural como ele precisa”, explicou.

Alguns produtores se preveniram e, com a conservação de forragem, amenizaram os impactos da falta de alimento para o gado nesta época do ano.

A produção de silagem, feita por meio da fermentação de algumas espécies de forrageiras como capim, sorgo e o napiê, tem sido a alternativa para garantir a produtividade do rebanho leiteiro.

Mas a seca deste ano surpreendeu o criador Adão Fernandes, que não esperava por uma estiagem tão prolongada. “Eu tive que antecipar a abertura da silagem. Pelo fator de a seca ter vindo antes, o pasto parou o crescimento. Para não judiar do pasto, que era novo, eu opinei por abrir a silagem antes do mês de agosto, que era o tempo previsto”, justificou.

Um animal come uma média de 25 a 40 quilos de silagem por dia. Na propriedade do seu Adão são 18 cabeças de gado. Este ano, ele produziu mais ou menos 60 toneladas de silagem. O período de estiagem vai até o fim de setembro e essa fonte alternativa de alimento para o gado já está terminando.

Até o fim de setembro o produtor vai viver a época de vacas magras esperando as chuvas voltarem para deixar os campos verdes novamente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário