Gado em pé: Exportações brasileiras crescem em 2010

Publicado em 11/08/2010 08:12
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em julho, o país exportou 73,8 mil cabeças de bovinos vivos, um crescimento de 62% em relação a junho, quando foram enviados 45,5 mil animais para o mercado externo. No mesmo período de 2009 foram embarcados 55 mil animais, ou seja, 75% a menos. Todos os animais exportados no último mês tiveram como destino a Venezuela, tradicional importador de gado brasileiro. Em faturamento, esse comércio rendeu cerca de US$77,2 milhões ao Brasil.

O Pará se firma cada vez mais como principal exportador nacional de gado em pé. Todas as cabeças exportadas em julho saíram do estado. Em 2010, foram exportados cerca de 365 mil animais, e desse montante, 94% tiveram como origem o Pará.

Aftosa – Ainda segundo o Mapa, o Brasil tem o maior rebanho bovino livre de febre aftosa do mundo, são cerca de 177,73 milhões de bovinos livres da enfermidade, seja com ou sem vacinação. O rebanho que mais se aproxima da condição do Brasil é o norte-americano, com cerca de 94,5 milhões de cabeças, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio
Pecuarista gaúcho terá seguro contra a febre aftosa
Abiec defende que mercado é o “motor” para a eficiência na produção de carne bovina
Scot Consultoria: Mercado sem alteração em São Paulo