Confinamento: Menor liberação de gás metano

Publicado em 16/08/2010 08:29
A pecuária tem roubado a cena como uma das vilãs do agronegócio para o meio ambiente. Especialistas do setor, por sua vez, apontam o confinamento como uma alternativa para minimizar esses danos. E a razão, explicam, é simples: o gado engorda mais rápido, é abatido mais cedo e deixa de emitir gás metano em menos tempo.

Segundo o pecuarista e professor da Esalq/USP, Dante Pazzanese, pesquisa sobre aquecimento global aponta que quando o animal consome grão produz menos gás metano (ou seja menos gás de efeito estufa) do que quando está no pasto. ""Ele é abatido mais jovem, vive menos"", reitera o especialista.

No futuro, acredita ele, a integração lavoura-pecuária com confinamento é uma saída para resolver problemas de produção de carne e cuidados ambientais porque aumenta a qualidade do produto, pois o boi abatido é mais jovem, e melhora a eficiência da atividade.

O médico veterinário e consultor da Scot, Hyberville Neto, também afirma que o confinamento é interessante para reduzir o impacto ambiental, pois os animais são abatidos precocemente e assim emitem menos gás metano. Além disso, frisa ele, apesar de ter no País muita área que pode servir para o confinamento sem ser desmatada, o ideal é produzir mais em menos áreas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de Londrina

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Está na cara mas a verdade não se impõem! Faz tempo que é assim por que para difamar tem poetas de toda ordem, inclusive graduados como este que dançou na maionese... A "meia sapiência" é pior que a ignorância. O capim que o gado come, em 30 dias cresceu tudo de volta e para crescer teve que reabsorver o carbono jogado na atmosfera, e o saldo continua o mesmo. Vegetais nascem, crescem, florescem, amadurecem, perecem e apodrecem. Tanto faz se isto leva uma "geração" daquele ser ou a transformação imediata... porque a idade da Terra é calculada em "eras geológicas" de 10 mil, 30 mil ou 100 mil anos... pára com isso! A NASA já desmentiu o buraco na camada de ozônio e qualquer dia desses vai dar um fim nesta teoria do efeito estufa. Aliás, desde 1992 o teor de CO2 na atmosfera tem se mantido constante. Sem efeito estufa a Terra não teria vida nenhuma. A temperatura média da Terra é calculada em 14 graus centigrados. Onde estão estes Termômetros?

    0
  • Gerson Luiz Bandeira Assis Chateaubriand - PR

    Essa história de que confinamento reduz o efeito estufa é "conversa pra boi dormir", pois tão rápido quanto o boi é abatido, tão mais rápido ele é substituido por outro, que vai estar consumindo a mesma quantia de alimentos ou mais!

    0