Abate de bovinos em MT recua 3,73% em agosto

Publicado em 28/09/2010 15:18
O abate de bovinos em agosto em Mato Grosso ficou em 358,01 mil cabeças, o que representa um recuo de 3,73% na operação em comparação com julho. De acordo com informações do boletim semanal do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), mesmo registrando o segundo maior abate do ano, o volume abatido de machos registrou ligeira queda de 0,8% e fechou o mês passado em 255,97 mil cabeças.

O Imea afirma que este número menor de abates é natural e se explica pelo fato de ser o período da entressafra e da forte estiagem que assola o Estado atualmente. Já o abate de fêmea foi o menor registrado no ano com 102,03 mil cabeças. Porém, no acumulado do ano, o abate total segue com um incremento de 8,73% na comparação com o mesmo período de 2009, que está em 2,98 milhões de cabeças.

“Depois de dois anos atípicos, por conta de uma crise de demanda e crédito, neste ano parece que vamos ter dois períodos bem determinados de safra e entressafra. Pois o aumento observado no preço pago pela arroba, as escalas mais apertadas e um abate menor são sinais da natural movimentação do mercado nesta época do ano”.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio