Pará, Amazonas e Amapá avançam na classificação de risco para aftosa

Publicado em 08/10/2010 08:16
A região noroeste do Pará evoluiu na classificação de risco para febre aftosa, ao passar de alto risco para médio risco. O Amazonas e o Amapá deixaram de ser estados de risco desconhecido para a doença e passaram para o status de alto risco. As exceções são os municípios amazonenses de Boca do Acre e Guajará, já considerados livres de febre aftosa com vacinação. As informações foram publicadas, nesta quinta-feira, 7 de outubro, no Diário Oficial da União (DOU), nas Instruções Normativas n° 24 e 25.

“Essas conquistas devem-se às melhorias estruturais, por meio da aquisição de materiais e equipamentos, contratação de pessoal, ampliação do cadastro das propriedades e fortalecimento das fiscalizações estaduais”, explica Plínio Lopes, coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura.

A área do Pará que teve a situação modificada abrange 31 municípios da região noroeste do estado, com 1,5 milhão de bovinos e búfalos. O centro-sul do Pará (46 municípios) detém o status de livre da febre aftosa com vacinação. O Amazonas, reclassificado como alto risco, tem rebanho de 900 mil cabeças em 61 municípios. O rebanho do Amapá registra 315 mil animais.

O Ministério da Agricultura classifica os estados ou regiões em risco desconhecido, alto risco, risco médio, risco baixo, risco mínimo e risco desprezível. Os estados e municípios que compõem a zona livre de febre aftosa com vacinação estão enquadrados como risco baixo. O estado de Santa Catarina, que compõe a zona livre de febre aftosa sem vacinação, está classificado como risco desprezível.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário