Governo do RS avalia ações para campanha de vacinação contra aftosa

Publicado em 21/10/2010 12:28
Após três dias de trabalho, encerrou nesta quarta-feira (20), a reunião dos Supervisores Regionais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), em Porto Alegre (RS). Durante o encontro, foram discutidas e avaliadas diversas ações desenvolvidas pelo Departamento de Produção Animal (DPA), em especial a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que ocorre de 1º a 30 de novembro.

De acordo com médico veterinário do Serviço de Doenças Vesiculares do DPA, Marcelo Göcks, ficou acertado "que na semana que vem inicia-se a distribuição das primeiras 924 mil doses para o interior do Estado". As vacinas destinadas aos produtores enquadrados no Pronaf, com até 50 cabeças de gado, podem ser retiradas nos escritórios regionais e Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs).

O técnico da Seappa salienta ainda que o sucesso da campanha depende de cada produtor rural. "É responsabilidade do produtor manter a sanidade do seu rebanho. Por isso, é importante que além da aquisição e aplicação das doses, seja feito o registro da quantidade de animais imunizados junto às IVZs, sob pena de ser multado, mesmo com a vacinação em dia", explicou Göcks.

A próxima etapa será para reforçar a vacina nos bovinos jovens com até 24 meses, os quais totalizam uma população de quatro milhões de cabeças. A vacinação realizada no mês de maio atingiu 95,66% do rebanho. Em todo o Estado, foram 13, 7 milhões de cabeças de gado imunizadas, de um total de 14,3 milhões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Estado do RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário