Vacinação contra aftosa no Rio de Janeiro será em novembro

Publicado em 28/10/2010 10:29
Todo o rebanho deve receber a dose que protege bois e búfalos da doença.
Os 2,1 milhões de bois e búfalos criados no Rio de Janeiro vão receber a segunda dose anual da vacina contra a febre aftosa entre 1º e 30 de novembro. Na primeira etapa da campanha, realizada em maio, a cobertura foi de 92,74% do rebanho.

O coordenador estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), Roberto Souza Barbosa, lembra que ampliar a cobertura é essencial para manter o status sanitário do Rio de Janeiro, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença com vacinação. “O sucesso da campanha está diretamente ligado à sanidade do rebanho, ao status sanitário e à manutenção da abertura do mercado em outras regiões do país”, destaca.

Para organizar a campanha, a coordenação de defesa sanitária animal da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (Seappa) tem promovido reuniões com secretários municipais de Agricultura, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e lideranças regionais.

Mais de 41,5 mil propriedades rurais com bovinos estão cadastradas nos 92 municípios fluminenses. O pecuarista tem cinco dias após a vacinação para levar o comprovante em um dos 27 Núcleos de Defesa Agropecuária e nos 14 escritórios de atendimento à comunidade (EAC), os postos municipais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário