Rebanho mineiro com até 24 meses deve ser vacinado contra aftosa

Publicado em 04/11/2010 08:03
A estimativa é imunizar 9,5 milhões de animais jovens em novembro
Bois e búfalos que ainda não completaram 24 meses em Minas Gerais estão sendo vacinados contra a febre aftosa neste mês. A segunda etapa da campanha 2010 no estado, de 1º a 30 de novembro, deve alcançar 9,5 milhões de animais jovens. Na primeira fase, em maio, quando o alvo era todo o rebanho, mais de 99% do total foi vacinado, somando 22.231.963 de cabeças.

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnepa) em Minas Gerais, Jose Mascarenhas Junior, desde 1996 não são registrados casos da doença no gado mineiro. O estado é reconhecido pela da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da aftosa com vacinação. “A campanha é importante para imunizar o rebanho e facilita a repressão do vírus, caso seja reintroduzido no estado”, explica.

Mascarenhas informa que a campanha foi lançada oficialmente no primeiro dia do mês em todo o estado, por meio das Coordenadorias Regionais do Instituto Mineiro de Agropecuária. E, além da divulgação pelos meios convencionais (radio, tv, cartazes, faixas e folders), são enviadas "Cartas Aviso" aos produtores rurais cadastrados, documento que também autoriza a aquisição das vacinas nos revendedores credenciados.

Minas Gerais possui quase 341 mil propriedades rurais com rebanho bovino nos 853 municípios. Mais de 220 médicos veterinários atuam no Pnefa, com apoio de 468 veículos. O comprovante da vacinação poderá ser entregue em um dos 642 Escritórios de Atendimento à Comunidade até 30 dias após a data determinada na carta aviso para a vacinação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário