Febre Aftosa: Apenas 30% dos pequenos produtores retiraram vacina para rebanho gaúcho

Publicado em 19/11/2010 07:08
A 11 dias do final do prazo para a vacinação do rebanho bovino gaúcho contra a febre aftosa, apenas 30% dos pequenos produtores de Pelotas/RS enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) retiraram as doses gratuitas da vacina junto à Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ). Os produtores têm até o dia 30 deste mês para retirá-la.

De acordo com o coordenador regional da Secretaria da Agricultura, Clóvis Machado, das 12 mil doses destinadas ao município, 30% ou em torno de cinco mil foram retiradas até agora. A coordenadoria regional da Secretaria de Estado da Agricultura abrange 24 municípios da Zona Sul do Estado, que juntos devem imunizar de 400 a 500 mil animais até dois anos, o equivalente a 30% do rebanho bovino.

Ele alerta aos produtores de que não haverá prorrogação do prazo, pois o Ministério da Agricultura tem exigido que as campanhas encerrem nas datas previstas. O último dia para vacinação dos animais até dois anos, o chamado reforço da campanha do início do ano, é o dia 30 deste mês.

Tags:

Fonte: Diário Popular

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio