Vacinação contra a aftosa é prorrogada nos municípios da ZAV

Publicado em 06/12/2010 06:44
A campanha de vacinação de bois e búfalos contra a febre aftosa foi prorrogada no Amazonas, Mato Grosso e em quatro municípios do Acre até 15 de dezembro. No Rio Grande Sul, a campanha teve autorização para seguir até o dia 10 de dezembro apenas em municípios que enfrentaram atrasos na logística de disponibilidade de vacinas. Em Mato Grosso do Sul, a vacinação foi prorrogada até o dia 25 de dezembro apenas na Zona de Alta Vigilância (ZAV). As mudanças recentes nos procedimentos de vacinação para aquela área não foram desenvolvidas totalmente, exigindo do serviço oficial alteração nas estratégias.

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), Plínio Lopes, o critério para as prorrogações foi estabelecido segundo a realidade de cada área, evitando prejuízos à cobertura vacinal.

Segunda etapa

Na última terça-feira, 30 de novembro, a campanha contra aftosa terminou nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. No Amapá, a vacinação e o recadastramento das propriedades foram realizados diretamente pelo serviço veterinário oficial, e as atividades foram até 3 de dezembro. No total, mais de 151,8 milhões de cabeças devem ser imunizadas em todo o Brasil.

Tags:

Fonte: Notícias MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio