Produtores devem declarar todo o rebanho entre 1º de maio a 15 de junho de 2011

Publicado em 20/12/2010 06:33
Para o ajustamento das informações prestadas à Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) e à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) os produtores rurais deverão declarar, no período de 1º de maio a 15 de junho de 2011, os estoques efetivos dos animais bovinos e bubalinos existentes em cada um de seus estabelecimentos pecuários. A declaração deve conter especificações por espécie, sexo e idade (era) de cada rês. As informações servirão para controle fiscal da Sefaz e controle sanitário da Iagro.

A legislação que institui o sistema único para armazenamento das informações sobre o rebanho bovino e bubalino de Mato Grosso do Sul foi publicada hoje (17) no Diário Oficial (D.O) do Estado. A lei 3 983 assinada ontem (16) pelo governador André Puccinelli faz parte de um conjunto de medidas de apoio e modernização do setor produtivo, que também inclui a criação do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems).

A modernização da pecuária inlcui a troca do cartão do produtor por um cartão magnético que vai conter todos os dados da propriedade rural. Com o dispositivo eletrônico o pecuarista poderá emitir a Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA). “Procuramos a melhor tecnologia, que nos desse garantia e segurança para nossos produtores”, explicou o governador André Puccinelli.

Para facilitar a contagem dos animais o governo do Estado fixou para o mês de maio de 2011 a data para vacinação de todo o rebanho contra febre aftosa. Em novembro acontecerá a imunização dos animais de 0 a 24 meses, ao contrário do que ocorre normalmente.

Após o período concedido à entrega das declarações, a Iagro vai realizar o registro de movimentação de animais bovinos e bubalinos na ficha sanitária ou emitir a (GTA) somente para o produtor rural que tenha entregue a declaração, exceto quando se tratar de animais gordos para abate.

O produtor deverá informar periodicamente as mortes e os nascimentos de animais; as entradas de animais provindos de outras unidades da Federação e outras ocorrências que implicarem a alteração quantitativa dos rebanhos, exceto as entradas e saídas de animais acobertadas por GTAs emitidas regularmente nas unidades locais da Iagro.

A Declaração de Estoque Efetivo de Bovinos e Bubalinos vai substituir a Declaração Anual do Produtor (DAP), que deverá ser entregue pela última vez em fevereiro de 2011.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agora MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário