Custos de produção da pecuária mantêm alta em janeiro

Publicado em 25/01/2011 07:34
Indicador da Scot Consultoria funciona como uma inflação dos insumos.
Os custos de produção da pecuária se mantêm em alta neste mês. A informação é da Scot Consultoria, que calcula um índice com base nos preços de insumos.

O indicador funciona como uma inflação dos insumos. É calculado com base em itens do chamado custo variável, como alimentação animal e medicamentos veterinários. Em janeiro, o índice de custos se mantém em alta em relação a dezembro do ano passado. O principal motivo foi o aumento nos preços de alimentos concentrados. Os segmentos que mais usam esse tipo de produto sofreram mais pressão nos custos.

Assim, a maior alta ocorreu na pecuária leiteira (9,1%) seguida pela pecuária de corte de alta tecnologia (2,6%) e pela pecuária de corte com baixa tecnologia (0,5%). Na comparação entre janeiro deste ano e janeiro do ano passado, a situação é semelhante. E também por causa da alimentação. O índice de custo na pecuária leiteira teve o maior aumento (43,9%), seguido pela pecuária de corte de alta tecnologia (23,5%) e pela pecuária de corte com baixa tecnologia (5,2%).

De acordo com os analistas, a tendência é de que os custos continuem aumentando. Porém, no curto prazo, isso pode ocorrer em um ritmo menor, por causa da colheita dos grãos usados na ração animal. No segundo semestre, o índice de custos deve voltar a subir de forma mais acelerada.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio