Morte da pastagem preocupa pecuaristas brasileiros

Publicado em 28/02/2011 09:42
Seca prolongada, fungos e falta de nutrientes estão entre os causadores do problema.
A morte das pastagens é um assunto que preocupa pecuaristas de todo o Brasil. Em Mato Grosso o problema se alastra por quase todos os municípios. O técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Francisco Idelfonso da Silva conta que no começo deste ano recebeu dezenas de reclamações sobre este assunto. O aumento dos registros em 2011 se deu em função do longo período de seca que ocorreu em 2010. O pesquisador acrescenta que já foram identificados vários motivos para a morte das pastagens e que, em função disso, cada caso deve ser analisado e tratado individualmente.

Em Mato Grosso o primeiro registro de morte de pastagem aconteceu em 1993, na região de Mirassol D"Oeste. De acordo com Francisco, um produtor observou o problema em algumas áreas de pastagens em sua propriedade e procurou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Diante da situação, várias entidades de pesquisa se uniram para discutir o assunto. Desde então centenas de amostras de solo e de capim chegam na Empaer para serem analisadas. A cada ano, a equipe de pesquisadores registra um novo problema que pode causar a morte das pastagens.

Solo argiloso é um dos fatores identificados pela equipe de pesquisadores da Empaer. Francisco explica que por causa do manejo incorreto várias áreas acabaram compactadas. Dessa forma a planta não consegue retirar os nutrientes do solo para se alimentar e sobreviver. "A terra parece pedra", explica. Este problema foi registrado nos municípios de Araputanga, Pontes e Lacerda, Mirassol D"Oeste.

A alta incidência dos fungo nas pastagens dos municípios de Juína, Aripuanã, Alta Floresta e Sinop é o principal motivo da morte do capim. Os mais agressivos são o Rhizoctonia solani e o Fusarium. "Já analisamos muitas amostras desta região e todas apresentam o mesmo problema".

O solo arenoso, o percevejo castanho e a cigarrinha também fazem parte da lista das causas da morte das pastagens. Mas não é só isso. Solos pobres também podem estar na origem do problema. "Diante de tantas causas, o ideal é que cada pecuarista procure um profissional para avaliar a situação na sua área."

Solo encharcado também está entre os causadores. O pesquisador da Embrapa, Judson Ferreira Veltim garante que a morte das pastagens é conseqüência do plantio do brizantão em solos que ficam encharcados durante o período chuvoso. "Como o custo de desmatamento de um hectare de floresta é 2 ou até 3 vezes menor do que o custo de recuperação de uma área degradada de igual tamanho, os produtores acabam optando pela alternativa mais simples e de menor dispêndio, avançando sobre as florestas".

O pesquisador da Empaer também chama a atenção para a necessidade da recuperação das pastagens. Segundo ele, em muitas regiões de Mato Grosso o solo é utilizado há dezenas de anos sem nunca ter recebido nenhum tipo de adubação. "Nem mesmo o calcário", frisa. Com isso o solo vai empobrecendo. Em muitos casos fica compacto ou com erosões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário