Criadores de gado da Bahia acrescentam soja à ração para redução de custos

Publicado em 05/07/2011 08:39
Criadores de gado do oeste baiano estão investindo em melhoramento genético e em ração com soja, para aproveitar a produção local, reduzir os custos com o criatório e aumentar a qualidade do rebanho. A iniciativa está sendo exposta na Expobarreiras, que acontece no município de Barreiras, Bahia.

Há mais de onze anos o criador Francisco Pordeus deixou a Paraíba e foi morar em Barreiras, no oeste baiano. Ele observou o potencial do lugar e decidiu investir em gado.

Na propriedade são cerca de 150 animais de elite, da raça guzerá, todos registrados. Para impulsionar os ganhos, ele ainda investe na soja e adiciona a casca da commoditie na ração dos animais. Assim o gado fica bem nutrido a um preço bem em conta.

Com os animais em boa forma, ele congela o sêmem e comercializa a genética de seu rebanho. O produtor aproveitou a Expobarreiras para mostrar o processo que adota na fazenda.

Na feira, mais de 170 expositores de vários segmentos recebem visitantes até o próximo domingo, dia 10. A região tem cerca de dois milhões de bovinos e este ano a feira oferece novidades. Segundo o coordenador do evento, Ricardo Barata, este ano haverá leilões de vacas leiteiras.

O evento acontece há 29 anos e reúne também os setores de indústria, comércio e serviço, que querem repetir o sucesso das edições anteriores.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio