Índice de vacinação contra aftosa no Maranhão preocupa

Publicado em 26/07/2011 07:20
Fiscais agropecuários do estado estão visitando os criadores. Muitos perderam o prazo para vacinar o gado contra a febre aftosa.
O Maranhão tem um rebanho com 7 milhões de cabeças de gado. Cerca de 250 mil animais ainda não foram vacinados contra a febre aftosa, segundo cálculos da Agência de Defesa Agropecuária do estado.

Municípios como Codó, no leste do Maranhão, registraram um dos menores índices de cobertura durante a campanha, que terminou em 15 de julho. Três mil e quinhentos animais não foram vacinados contra a febre aftosa em Codó. Para identificar o rebanho que ainda não foi imunizado, os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária estão indo de fazenda em fazenda.

“A confirmação serve pra gente saber o índice de cobertura vacinal e encontrar os criadores que estão inadimplentes. Sabendo a quantidade que está vacinado, a gente vai atrás de quem ainda não compareceu", explica Anderson Silva, técnico da Aged.

O número de inadimplentes é tão grande que o governo está recorrendo ao Ministério Público para garantir que a vacina seja aplicada.

A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória na maior parte dos estados do país. Por enquanto, apenas Santa Catarina é considerado pela Organização Mundial de Saúde Animal livre da doença sem vacinação.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário