Embarque gado em pé volta a crescer

Publicado em 08/09/2011 08:32
Depois do fraco desempenho em julho, quando foram embarcados somente 16 mil cabeças de bovinos vivos, o menor resultado desde 2007, os embarques voltaram a crescer. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), mostram que, em agosto o Brasil exportou 32,4 mil cabeças. O volume representa um aumento de 102% na comparação com o desempenho de julho e figura como o segundo melhor resultado do ano, perdendo apenas para fevereiro, quando foram comercializadas 46 mil cabeças. O faturamento foi de US$37,8 milhões.
“O resultado é positivo, mas ainda está abaixo do desempenho esperado para o período” aponta Alex Santos, da Scot Consultoria. O volume embarcado é 41% menor do que o registrado em igual período do ano passado, quando foram exportados 55 mil bovinos vivos. A receita foi 36% menor.

O analista afirma, ainda, que as condições macroeconômicas continuam as mesmas, com a valorização do real interferindo na competititvidade do setor, por isso, não há expectativa de recuperação expressiva até o final de 2011.

De janeiro a agosto, o Brasil já exportou 238,6 mil cabeças de bovinos vivos, volume 43,3% menor que no mesmo período do ano passado. O faturamento totalizou US$255,8 milhões.

Desse total, 97% dos animais foram exportados pelo Pará, e o restante pelo Rio Grande do Sul. A Venezuela foi o destino de 77% dos animais embarcados, 23% seguiram para o Libano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DBO - Editores Associados

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário