Abate de bovinos em MT é o maior desde agosto de 2007, aponta Imea

Publicado em 26/09/2011 14:40
O abate de bovinos em Mato Grosso subiu  17 % em agosto passado na comparação com o mês anterior, alcançando 477,6 mil cabeças, de acordo com levantamento do Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, divulgado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O resultado é o maior desde agosto de 2007, quando foram abatidas 494,5 mil cabeças. Entre janeiro e agosto deste ano, o total abatido no Estado soma 3,184 milhões de cabeças. O número é 6,8% superior ao total abatido em igual período de 2010.

Em nota, Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, disse que vários fatores contribuíram para o maior abate, entre eles os animais criados em regime de semiconfinamento. Além disso, o mercado doméstico está aquecido e há uma retomada das exportações, elencou.

Conforme dados Secex, as exportações de carne bovina de Mato Grosso subiram 46% em agosto na comparação com julho, somando 15,4 mil toneladas.  A Acrimat informa que Mato Grosso contribuiu com 65% do crescimento das exportações brasileiras no mês de agosto, que totalizaram 99,8 mil toneladas  equivalente-carcaça.

A Acrimat destaca ainda o aumento de animais jovens abatidos em MT. O crescimento foi de 39,4% do volume de bois jovens, que somaram 217,6 mil animais abatidos. Desse total,  205,2 mil cabeças estavam na faixa entre 24 e 36 meses. Isso reflete, segundo Vacari,  o investimento do produtor de Mato Grosso no melhoramento genético do rebanho, em confinamento, semiconfiamento e suplementação a pasto.

O abate de fêmeas também foi elevado em agosto em Mato Grosso, um total de  189,1 mil cabeças.  De acordo Vacari, a principal razão para o abate de fêmeas é a falta de pasto por conta da seca nessa época do ano.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA participa de encontro sul-americano de combate à febre aftosa
Scot Consultoria: Sexta-feira com preços estáveis da arroba em São Paulo
Mercado do boi caminha para iniciar o mês de maio com a mesma cotação da arroba que começou abril
Pastagens reduzindo sua qualidade? A suplementação pode salvar sua produtividade
Radar Investimentos: A cotação da arroba do boi gordo se manteve firme nesta quinta-feira