Abate de bovinos em MT é o maior desde agosto de 2007, aponta Imea

Publicado em 26/09/2011 14:40
O abate de bovinos em Mato Grosso subiu  17 % em agosto passado na comparação com o mês anterior, alcançando 477,6 mil cabeças, de acordo com levantamento do Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, divulgado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O resultado é o maior desde agosto de 2007, quando foram abatidas 494,5 mil cabeças. Entre janeiro e agosto deste ano, o total abatido no Estado soma 3,184 milhões de cabeças. O número é 6,8% superior ao total abatido em igual período de 2010.

Em nota, Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, disse que vários fatores contribuíram para o maior abate, entre eles os animais criados em regime de semiconfinamento. Além disso, o mercado doméstico está aquecido e há uma retomada das exportações, elencou.

Conforme dados Secex, as exportações de carne bovina de Mato Grosso subiram 46% em agosto na comparação com julho, somando 15,4 mil toneladas.  A Acrimat informa que Mato Grosso contribuiu com 65% do crescimento das exportações brasileiras no mês de agosto, que totalizaram 99,8 mil toneladas  equivalente-carcaça.

A Acrimat destaca ainda o aumento de animais jovens abatidos em MT. O crescimento foi de 39,4% do volume de bois jovens, que somaram 217,6 mil animais abatidos. Desse total,  205,2 mil cabeças estavam na faixa entre 24 e 36 meses. Isso reflete, segundo Vacari,  o investimento do produtor de Mato Grosso no melhoramento genético do rebanho, em confinamento, semiconfiamento e suplementação a pasto.

O abate de fêmeas também foi elevado em agosto em Mato Grosso, um total de  189,1 mil cabeças.  De acordo Vacari, a principal razão para o abate de fêmeas é a falta de pasto por conta da seca nessa época do ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário