Aumento de produtividade é desafio para a pecuária

Publicado em 20/10/2011 06:14
O avanço na produtividade bovina foi um dos desafios apontados pelo vice-presidente executivo do Sindicato Nacional Indústria de Alimentação Animal, Ariovaldo Zani, durante o X Congresso sobre Manejo e Nutrição de Bovinos, que acontece até esta quinta-feira (20), no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), em Campo Grande. “Hoje, nosso maior problema não é a quantidade do que produzimos, até porque temos uma produção que supera nossa demanda. Nosso gargalo é a distribuição irregular e a baixa capacidade de compra do consumidor. Mas, como seremos 9 bilhões de pessoas no mundo até 2050, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), precisamos de tecnologia para aumentar nossa produção”, analisa.

De acordo com Ariolvado, o Brasil terá, até 2020, um aumento de 22% na produção de carne bovina, de 17% de aves e 13% de suínos. “Temos extensão territorial e capacidade técnica para atender os requisitos mais exigentes do mercado internacional”, aponta. Segundo dados da FAO, atualmente há um consumo mundial de 228 milhões de toneladas de alimentos. Para atender a demanda em 2050, a produção terá que alcançar 488 milhões de toneladas. “Investir em tecnologia para garantir maior produtividade é o caminho”, finaliza.

Na abertura do evento, o presidente da Famasul, Eduardo Riedel ressaltou o trabalho feito no Estado para alavancar a produção. “Os investimentos em sanidade, manejo e nutrição animal têm garantido qualidade a carne do estado, mas é preciso superar desafios para nos tornarmos o maio produtor nacional”, afirmou.

Tags:

Fonte: Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA participa de encontro sul-americano de combate à febre aftosa
Scot Consultoria: Sexta-feira com preços estáveis da arroba em São Paulo
Mercado do boi caminha para iniciar o mês de maio com a mesma cotação da arroba que começou abril
Pastagens reduzindo sua qualidade? A suplementação pode salvar sua produtividade
Radar Investimentos: A cotação da arroba do boi gordo se manteve firme nesta quinta-feira