RS distribuirá mais vacinas em 2012

Publicado em 08/11/2011 07:22
O governo gaúcho ampliará a distribuição gratuita de vacinas contra a febre aftosa a partir da próxima campanha de imunização contra a doença, que começa em 1 de maio de 2012. O benefício, concedido hoje a produtores enquadrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) com até 50 animais, será estendido a pecuaristas familiares no limite de cem cabeças. Para isso, o criador precisará estar classificado de acordo com os parâmetros da legislação estadual em vigor, que delimita a propriedade a 300 hectares e determina 70% da renda oriunda da atividade pecuária. A medida integra um conjunto de ações específicas para pecuaristas familiares a ser apresentado em breve e que fará parte do Plano de Safra Gaúcho.

Pelas estimativas do secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Claudio Fioreze, entre 18 mil e 20 mil criadores, donos de 1,8 milhão de cabeças de bovinos ou bubalinos, se encaixam neste perfil no Estado e estão à margem do Pronaf. O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Carlos Joel da Silva, considera a ampliação um avanço, já que, desde o estabelecimento da gratuidade, em 2001, a atividade pecuária avançou muito entre os agricultores familiares. Mas a expansão tem seu custo. Utilizando como base o valor de R$ 1,35/dose pago pelo Estado neste ano, a medida virá com uma conta extra de R$ 2,43 milhões aos cofres públicos.

Confira a íntegra da notícia no Correio do Povo

Tags:

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio