Sem Mercado na Europa, Torrefadoras Italianas se voltam para países emergentes.

Publicado em 27/12/2011 10:21

Torrefadoras de café da Itália estão se voltando para mercados emergentes com a indefinição sobre a crise em mercados desenvolvidos, principalmente na Europa. Isso gerou um fenômeno interessante e potencialmente lucrativo - grão fornecido pelos produtores como o Brasil estão encontrando seu caminho de volta. " É como vender gelo aos esquimós", diz Andrea Illy, CEO da illycaffè.

Enquanto os principais mercados dos EUA e Europa estão saturados, a demanda é crescente em outras partes da Indonésia, Índia e até mesmo Ruanda. Alguns descrevem a mudança no paladar como um "rito de passagem" para as economias, subindo a escada do desenvolvimento , uma vez que está estreitamente relacionado com o aumento da renda da população.

"As exportações de café para os países produtores estão aumentando a um ritmo rápido, mas ainda representam uma proporção muito pequena do mercado global", disse José Sette, chefe de operações da Organização Internacional do Café.

A participação das exportações para os países produtores, produto vindo de países importadores é estimada em 27,1 por cento em 2011, acima dos 12,4 por cento há apenas seis anos, segundo a OIC.

Illycaffè pretende dobrar a participação de suas vendas para os mercados emergentes de sua atuais 8 por cento em cinco anos, disse Illy.

Embora a Itália foi o principal mercado da empresa ao longo de décadas, o percentual de re-exportações para países fora da Itália deverá crescer para 70 por cento nos próximos sete anos a partir da atual 57 por cento, disse ele. Consumo de café da Itália diminuiu nos últimos anos e os italianos gastam menos tempo para tomar café fora de casa, ele acrescentou.

A empresa está se dirigindo particularmente ao Brasil e a China. No ano passado formou uma empresa de distribuição no Brasil, onde a demanda por café de alta qualidade está crescendo. O país deve superar os EUA como maior consumidor mundial de café superior até 2015, de acordo com o Rabobank, um dos maiores credores para o agronegócio.

A China também é outro alvo, já que o consumo per capita de café ainda é muito baixo - cerca de 1 quilo por ano. Os brasileiros consomem quase tanto como os italianos, cerca de 6 quilos per capita.

"A China é o principal centro de interesse estratégico. Há grande oportunidade aqui ", disse Illy, citando as cidades costeiras com a bebida sendo mais consumida em bares, restaurantes e hotéis, enquanto os moradores de cidades com economias mais ocidentalizadas como Hong Kong e Taiwan, deve preponderar a preparação de café expresso, feito em casa.

A empresa também está interessada na Rússia e na Índia.

Lavazza, outra grande torrefadora italiana, também está aumentando sua presença em mercados emergentes. Ele vai anunciar parcerias na Ásia no próximo ano. O negócio de Turim lançou seu Barista e marcas Espression na Índia no mês passado após a aquisição de duas empresas sediadas na Índia, Cafe Fresh & Honest ea Barista Coffee Company, em 2007.

Starbucks abriu sua primeira loja de café na Índia este ano através de uma parceria com a Tata. Recentemente, duas joint ventures com a Whitbread, o proprietário do Café Costa, abriu a loja Costa 100 na China.

Roberio Oliveira Silva, chefe do ICO e ex-chefe do departamento de café do ministério da agricultura do Brasil , tem apoiado os esforços para aumentar o consumo da bebida nos países em desenvolvimento que produzem café .

De acordo com a OIC, o consumo de café per capita na Indonésia, por exemplo, foi apenas 0,87 quilos em 2009, mesmo que o país exporta 7 por cento da produção mundial de café. Um brasileiro consumiu 5,70 quilos, um vietnamita 1,08 quilos, um índonésio apenas 800 gramas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
NA + Financial Times

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário