Primeira estimativa da safra paulista 12/13 de café é de 4,6 milhões de sacas

Publicado em 10/01/2012 15:37 e atualizado em 10/01/2012 16:50
A produção paulista de café arábica deverá atingir cerca de 4,6 milhões de sacas de café beneficiado, na safra 2012/13, de acordo com a primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério de Agricultura, em parceria com o Instituto de Economia Agrícola da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IEA/Apta/SAA), e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), também pertencente à Pasta. Como a safra 2011/12 fechou em 3,11 milhões de sacas, haverá forte recuperação do montante colhido frente à safra anterior, dizem os técnicos.

A produtividade média das lavouras, que na safra anterior foi de 18,35 sacas por hectare, é esperada, na atual safra, alcançar 27,15sacas/ha, níveis próximos a safra 2010/11. Na Alta Mogiana, o levantamento apurou que a produção quase dobrará, para 1,79 milhão de sacas/ha, recolocando a região "na posição de líder na oferta paulista". Já a região de São João da Boa Vista/Mogi Mirim deve produzir 1,23 milhão de sacas/ha.

"Nessa primeira campanha, existe uma reconhecida dificuldade comentada pelos técnicos que estiveram em campo quanto à precisão na elaboração da estimativa", alerta a equipe responsável pelo levantamento.  "Em muitas regiões, o retardamento das chuvas associado às ondas de intenso frio, justamente à época da primeira florada, limitaram o grau de precisão do processo de produção da estimativa. Informações advindas dos principais cinturões começam a apontar um baixo pegamento de frutos, associado à queda de chumbinhos. Portanto, posicionamento cauteloso quanto ao patamar de recuperação da próxima safra deve ser a postura mais acertada para o momento."

Safra nacional - A produção nacional de café da safra 2012 está estimada entre 48,97 e 52,27 milhões de sacas beneficiadas. Esse é o primeiro levantamento realizado pela Conab.  O resultado representa um crescimento situado entre 12,6 e 20,2 %, quando comparado à safra anterior, que foi de 43,48 milhões de sacas de 60 quilos.

O aumento deve-se, principalmente, ao ano de alta bienalidade e o investimento na lavoura pelo produtor. Se confirmada será a maior safra produzida no País, superando o recorde anterior de 48,48 milhões de sacas, do período 2002/2003.

Tags:

Fonte: Sec. de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Monitorando clima nas principais origens, café tem apenas ajustes nesta 4ª feira
CNA participa de reunião do CDPC que aprovou orçamento do Funcafé
Produção de café da Colômbia salta 31% em abril
Café: Preços se alinham a commodities softs, enquanto mercado aguarda recuperação no Vietnã
Safra 24 de café:Preços altos estimulam colheita precoce dos robustas amazônicos