Minas Gerais quer promover sustentabilidade nos campos de café para tornar o produto cada vez mais competitivo no mundo

Publicado em 01/02/2012 15:40
A Cooxupé, maior cooperativa de produtores de café do Brasil pretende reunir cerca de 15 mil pessoas em 3 dias, para conferir as novidades do setor tanto em máquinas e equipamentos, quanto em insumos e implementos. Hoje pela manhã (dia 01), Carlos Paulino, presidente da Cooxupé abriu oficialmente o evento, falando da importância do desenvolvimento da sustentabilidade no setor. Paulino ressaltou ainda o bom momento que a safra de café passa no Brasil. “Após 10 anos difíceis para o produtor, tivemos um ano muito positivo em 2011 e o mercado se equilibrou”, disse. Reflexo disso é também a proporção que a feira tomou neste ano: a FEMAGRI praticamente dobrou de tamanho com relação à sua última edição, em 2010, tendo recorde de expositores, que esperam negociar cerca de 25 milhões nos três dias de evento.

“O produtor que não aplicar tecnologia no campo, vai ficar para trás”, explicou Paulino que também destacou a questão da sustentabilidade no campo e o papel da FEMAGRI no sentido de apresentar soluções para os produtores otimizarem seus resultados e, se tornarem, cada vez mais, ambientalistas. “Além da mecanização a sustentabilidade também é o foco da FEMAGRI. O produtor rural é um ambientalista e não vai adiantar ser forte se não for sustentável”.

São mais de 100 expositores na Feira que segue até sexta-feira, dia 03. Uma Fazenda Experimental com mais de 1.700 metros quadrados foi montada para demonstrações. Além disso, um espaço ficará inteiramente dedicado às plantas de cobertura com a apresentação de espécies leguminosas e gramíneas mais adequadas para o manejo racional: proteção, melhoria e recuperação do solo.
 

A Cooxupé

A origem da Cooxupé data de 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores. Em 2012, a Cooxupé completará 80 anos de cooperativismo e 55 anos em atividades de recebimento, processamento e comercialização de café.

Atualmente conta com cerca de 12.000 cooperados e 1900 colaboradores, recebendo café produzido em mais de 200 municípios localizados nas regiões Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro) e Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo.

A FEMAGRI - Serviço

11ª FEMAGRI

Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1.300 B Bairro Japy, Guaxupé/MG / (próximo à Torrefação Cooxupé)

Data: 1 a 3 de fevereiro

Horário de funcionamento: Das 8h às 18 horas

Entrada gratuita

Tags:

Fonte: AI Femagri

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York