Café: Câmara aprova MP que altera regras do PIS/Pasep e da Cofins

Publicado em 15/02/2012 11:46 e atualizado em 15/02/2012 12:23
O Conselho Nacional do Café comemora as alterações aprovadas pela Casa na incidência do PIS/PASEP e da Cofins e aguarda que o mesmo ocorra no Senado.
Na noite desta terça-feira (14/02), o Plenário da Câmara aprovou o projeto de lei de conversão do deputado Júnior Coimbra para a Medida Provisória 545/11, que, entre outras medidas, altera as regras de incidência do PIS/Pasep e da Cofins sobre o café não torrado. Como foi admitida na forma de um projeto de lei de conversão, a matéria, agora, deverá ser votada pelo Senado.
 
De acordo com o texto da MP 545, a venda de café não torrado contará com a suspensão do PIS/Pasep e da Cofins, exceto se ocorrer para o consumidor final. A medida também implica que os produtores que exportam café cru terão direito a descontar desses tributos um crédito presumido equivalente a 10% das alíquotas.
 
Por sua vez, as torrefadoras sujeitas ao regime não cumulativo poderão descontar do tributo a pagar um crédito correspondente a 80% das alíquotas, desde que o produto comprado seja usado exclusivamente para a produção de café torrado ou extratos, essências e concentrados do aromático.
 
Ainda de acordo com a MP 545, o crédito presumido obtido poderá ser usado nos meses seguintes e, a cada trimestre, também se poderá utilizá-lo para a compensação de débitos de outros tributos caso haja sobras no desconto do PIS/Pasep e da Cofins. Além disso, os cafeicultores deixam de presumir crédito de 35% das alíquotas a que têm direito atualmente.
 
O Conselho Nacional do Café (CNC) comemora e agradece a aprovação da medida na Câmara e torce para que o mesmo ocorra no Senado Federal, uma vez que o texto dessa Medida Provisória – conforme nota publicada pelo CNC na tarde de ontem (https://www.cncafe.com.br/site/capa.asp?id=13380) – corrige o perverso regime tributário anterior, no qual empresas estranhas ingressaram no mercado com o objetivo único de comprar café para revendê-lo e se apropriar dos créditos.
 
Segundo o presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro, a consolidação da medida, que ocorrerá com a aprovação no Senado, trará o reequilíbrio na relação comercial do café no Brasil, eliminando a concorrência desleal entre as grandes e pequenas torrefadoras, pois o novo sistema de tributação proporcionará maior transparência. “O mercado voltará a vender para o exterior ‘apenas o café a preço de café’ e não mais ‘café com crédito tributário’. Ou seja, o mercado não repassará para o consumidor externo os benefícios tributários e, em última instância, os produtores brasileiros, que pagam os impostos na compra de seus insumos, serão beneficiados em forma de melhores preços”, conclui.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário