Senado aprova MP que altera incidência de PIS/Cofins sobre café não torrado

Publicado em 07/03/2012 13:38 e atualizado em 07/03/2012 17:10
Senadores deram parecer favorável ao PLV 03/2012, resultado da MP 545 aprovada na Câmara, que altera a incidência do PIS/Pasep e da Cofins sobre o café cru.
Na noite desta terça-feira (06/03), o Plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei de Conversão 03/2012 – resultado de modificações na MP 545 –, que, entre outras medidas, altera as regras de incidência do PIS/Pasep e da Cofins sobre o café não torrado. Agora, a matéria segue para sanção presidencial.

O relator do PLV, senador Eunício Oliveira, conforme matéria da Agência Senado, comentou que "essas medidas simplificam o sistema tributário do setor cafeeiro e não significam grande renúncia fiscal para o governo", posicionamento similar ao do Conselho Nacional do Café (CNC), que entende que as novas regras corrigem o perverso regime tributário anterior.

Segundo o presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro, a consolidação dessa medida devolve o equilíbrio na relação comercial do café no País, eliminando a concorrência desleal entre as grandes e pequenas torrefadoras, pois o novo sistema de tributação proporcionará maior transparência. “Esse resultado é fruto do trabalho de toda a cadeia do agronegócio café – representada por CNC, CECAFÉ, ABIC, ABICS e Comissão do Café da CNA – em conjunto com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cafeicultura, e, logicamente, pelo entendimento dos parlamentares, em especial o deputado Júnior Coimbra e o senador Eunício Oliveira, relatores da matéria nas respectivas Casas, a quem agradecemos pelo excelente trabalho”, destaca.

Brasileiro cita, ainda, conteúdo de nota conjunta emitida pelo setor privado e a Frente Parlamentar (acesse em: https://www.cncafe.com.br/site/capa.asp?id=13386&t=1). “A nova tributação, que altera o regime tributário do PIS/Pasep e da Cofins na cadeia produtiva do café, regulariza as operações no mercado interno, corrige as distorções que o modelo anterior permitia, elimina as ilegalidades constadas na venda do café em grão cru e suprime os créditos tributários excessivos e desnecessários, que criaram privilégios e geraram desigualdades competitivas extremamente danosas à permanência no negócio da maioria das indústrias de café”.

O presidente executivo do CNC afirma, ainda, que esse novo modelo de tributação não elevará o preço da bebida ao consumidor final. “Esta medida foi adotada no dia 1º de janeiro deste ano e nenhuma indústria vem corrigindo os valores em função da nova tributação, mas, sim, quando ocorreu, isso se deu em função da alta da matéria-prima. Por outro lado, é válido frisar que, nos grandes centros, devido a algumas ações promocionais, os preços do cafezinho ao consumidor estão caindo”, conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário