Café Robusta: Colheita de robusta começa no Espírito Santo

Publicado em 09/05/2012 12:05
Em meados de abril, a colheita de robusta do Espírito Santo (safra 2012/13) foi iniciada. Agentes consultados pelo Cepea comentaram que, até o final do mês, os trabalhos de campo haviam sido iniciados em cerca de metade das lavouras do estado. A expectativa é de que em maio a colheita seja intensificada, com praticamente todas as lavouras capixabas em atividade.

Com produtores do Espírito Santo focados nas etapas de secagem e beneficiamento do café, eram poucos os que possuíam grãos da safra nova para comercialização e entrega imediata em abril.

Além disso, uma parte do café que foi colhido teria como destino o cumprimento de contratos, cuja entrega combinada era a partir de abril.

Em Rondônia, a disponibilidade do grão da safra nova também esteve restrita até o encerramento do mês. Naquele estado, segundo maior produtor nacional de robusta, a colheita começou timidamente no final de fevereiro e, segundo colaboradores do Cepea, os trabalhos de campo avançaram bem ao longo de abril. Até o final do mês, não havia estimativas concretas quanto ao percentual já colhido, mas agentes locais indicavam que as atividades de campo estavam mais atrasadas que em anos anteriores.

De qualquer forma, ao mesmo tempo em que ainda não havia elevada oferta capixaba em abril, o interesse de compradores pelos primeiros lotes de robusta da safra nova também foi limitado. Isso porque parte dos grãos ainda estava verde, o que afeta a qualidade da bebida. Assim, as negociações envolvendo cafés da safra 2012/13 de robusta para entrega imediata em abril se mantiveram, de certa forma, baixas.

Com relação aos negócios no Espírito Santo, de acordo com colaboradores do Cepea, alguns compradores ainda precisavam concluir a entrega de contratos referentes a grãos da safra 2011/12, o que tornou as negociações desse produto um pouco mais movimentadas, apesar dos preços mais elevados frente aos da nova temporada. Ao longo de abril, os preços do robusta tipo 7/8 bica corrida da safra 2012/13 estiveram entre R$ 220,00 e R$ 230,00/saca de 60 kg a retirar no Espírito Santo.

Clique aqui e confira a análise na íntegra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário