Cooxupé abre painel sobre café em evento realizado pela BM&FBOVESPA e pelo Ministério da Agricultura

Publicado em 24/05/2012 16:11
Nomes mundiais do agribusiness se reuniram em São Paulo para avaliar as projeções e tendências do setor para os próximos anos.
Colaboradores e diretoria da COOXUPÉ, maior cooperativa do mundo com atuação no Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo, estiveram em São Paulo na terça-feira, 22, para acompanhar o seminário “Perspectivas para o Agribusiness em 2012 e 2013”, evento realizado pela BM&F Bovespa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Com o objetivo de traçar as perspectivas das produções agrícolas brasileiras em 2012/2013, analisando cenários macros e tendências de consumo mundial, o evento foi um importante aliado dos produtores e empresários do agronegócio e reuniu renomados especialistas do setor. “Estamos aqui para aprender e avaliar as melhores estratégias e negociações para os nossos 12 mil cooperados. Eventos como este são importantes para as futuras decisões que tomamos na cooperativa”, avaliou o presidente da COOXUPÉ, Carlos Alberto Paulino da Costa.

Carlos Paulino também foi o responsável pela abertura do painel “Perspectivas do mercado de Café”, que contou com a palestra do economista e diretor da Valorização Empresa de Café, Luiz Otávio Araripe. O painel foi realizado sob coordenação de Luiz Suplicy, da Fazenda Jamaica, e Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes. “O potencial para ampliação de mercado do café brasileiro é enorme, pois países populosos como a China e a Índia, que ainda consomem muito pouco, estão descobrindo a bebida – principalmente pelo crescimento das redes internacionais de cafeterias nestes países”, definiu Araripe.

Para o economista, apesar da baixa dos preços, a previsão é de um cenário positivo na cafeicultura brasileira para os próximos três anos com a queda de estoques e a demanda crescente no mundo - que deve registrar um aumento de 2% no consumo da bebida.

Além de reunir especialistas do mundo inteiro para traçar as tendências do agronegócio em 2012/2013, o seminário discutiu algumas das principais cadeias produtivas do Brasil, entre elas: milho, aves e suínos, café, algodão, açúcar e etanol, pecuária de corte e soja.

Entre os principais temas debatidos estavam as ações governamentais que estão sendo desenvolvidas para alavancar o agribusiness, as dificuldades nas questões logísticas do país, alterações cambiais e suas influências, aplicação de tecnologia no campo, crise na Europa, crescimento de mercados consumidores, projetos de baixo carbono e ligados à sustentabilidade, além de outros.

Tags:

Fonte: AI Cooxupé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE