Cerca de 40% do café está no chão na região da Alta Mogiana, em São Paulo

Publicado em 31/07/2012 13:40
Excesso de chuvas atrasou a colheita e influencia na lentidão das vendas
O excesso de chuvas  que atingiu as regiões produtoras de café do estado de São Paulo trouxe inúmeras perdas e prejudicou a qualidade da bebida. Na região da Alta Mogiana, cerca de 40% dos grãos está no chão, variando de acordo com a propriedade.

De acordo com Anselmo Magno de Paula, gerente do Departamento de Café da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas(Cocapec), em algumas áreas a porcentagem de grãos jogados ao chão foi de 50%. “A quantidade e a freqüência das chuvas foram muito altas, além dos ventos fortes. Isso jogou muito café no chão e prejudicou a colheita”, diz.

Além  da dificuldade em fazer a varredura das lavouras com o terreno úmido, outra preocupação  é com a qualidade dos grãos, que também ficou muito prejudicada. Nesse cenário, o produtor  tem seu rendimento diminuído, já que o café de qualidade é um dos principais responsáveis por puxar essa remuneração. O clima ruim também trouxe atraso na colheita, e acompanhando esse cenário, a comercialização dos grãos vem acontecendo muito lentamente e em ritmo atrasado se comparado a outros anos.

Para quem tem café de qualidade, a orientação é que aguarde um pouco mais para efetuar suas vendas, pois caso se confirmem os problemas com a safra brasileira, os grãos finos devem ficar muito valorizados. “Falar para não vender é algo bastante complicado. Mas como a situação das chuvas atingiu toda a região produtora brasileira, quem tem café de melhor qualidade pode esperar mais um pouco. Vai faltar grão de qualidade”, analisa Anselmo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário