Café: Exportações mundiais crescem em agosto, diz OIC

Publicado em 04/10/2012 14:35
De acordo com informações divulgadas pela Organização Internacional de Café (OIC),  as exportações mundiais de café alcançaram as 9,2 milhões de sacas de 60 kg no mês de agosto. No mesmo período do ano passado, o número era de 7,8 milhões de sacas. 

As vendas externas entre os meses de outubro de 2011 e agosto de 2012 atingiram 99,6 milhões de sacas, uma alta de 2,7% na comparação anual. Em 2010/11 97 milhões de sacas do grão foram exportadas.

A organização ainda sinalizou que esse aumento das exportações é decorrente do aumento do volume de grãos tipo robusta embarcados. Em contrapartida, o café arábica registrou uma queda de cerca de 3% em relação a 2011. 

A OIC também destacou que houve uma redução expressiva nos embarques do Brasil desde o início da safra 2012/13, no mês de abril. Até agosto, as exportações brasileiras de café diminuíram 19% em comparação com o ano passado. 

Essa situação é atribuída ao fato de que os cafeicultores brasileiros estão bem capitalizados e por isso seguram o produto à espera de preços melhores. Segundo o analista de mercado Sergio Carvalhaes, com os financiamentos e os juros mais baixos, os produtores estão dosando a oferta do grão para calcular a hora certa de vender por preços melhores.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York