Florada na região da Cooxupé traz boas perspectivas para safra 2013

Publicado em 08/10/2012 15:52
Setor de geoprocessamento da cooperativa divulgou análise recentemente com previsões otimistas para a safra de 2013.
O setor de Geoprocessamento da Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo com 12 mil cooperados, realizou recentemente um levantamento para avaliar a florada do café, que começa com maior intensidade neste mês de outubro. De acordo com o coordenador técnico da área, Éder Ribeiro dos Santos, as perspectivas são boas. “Até o momento, as condições meteorológicas e o armazenamento de água no solo estão mais favoráveis para a florada do que nos anos de 2011 e 2012”, avalia.

Segundo o coordenador, o atual florescimento é uniforme e de boa intensidade. “Não foram observadas anormalidades significativas no florescimento (botões florais com má formação). Esta uniformidade é o primeiro passo para a obtenção de frutos de qualidade”.

Apesar das boas condições, Ribeiro dos Santos alerta que a produção do café tem o fator da bienalidade, ou seja, carga alta e carga baixa alternadas. Por ser um processo fisiológico, ele pode ser minimizado por algumas práticas culturais, mas não pode ser eliminado. Outro ponto ressaltado pelo especialista é que a florada depende do enfolhamento das lavouras e das condições do tempo em todos os períodos - antes, durante e após o florescimento.
 
O coordenador técnico também ressaltou que a produção de café de 2013 começou a ser definida em setembro/outubro de 2011, quando iniciou a formação dos ramos e as gemas. As condições meteorológicas do período que se estendeu a partir desta data, foram importantes tanto no desenvolvimento dos frutos da produção de 2012 quanto no desenvolvimento de ramos e gemas responsáveis pela produção de 2013. “Estas gemas permaneceram em dormência durante os meses de julho e agosto e as chuvas que ocorreram no último decêndio de setembro foram suficientes para promover a quebra da dormência e estimular a abertura da florada”, explica.

Tags:

Fonte: Cooxupé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York