Florada na região da Cooxupé traz boas perspectivas para safra 2013

Publicado em 08/10/2012 15:52
Setor de geoprocessamento da cooperativa divulgou análise recentemente com previsões otimistas para a safra de 2013.
O setor de Geoprocessamento da Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo com 12 mil cooperados, realizou recentemente um levantamento para avaliar a florada do café, que começa com maior intensidade neste mês de outubro. De acordo com o coordenador técnico da área, Éder Ribeiro dos Santos, as perspectivas são boas. “Até o momento, as condições meteorológicas e o armazenamento de água no solo estão mais favoráveis para a florada do que nos anos de 2011 e 2012”, avalia.

Segundo o coordenador, o atual florescimento é uniforme e de boa intensidade. “Não foram observadas anormalidades significativas no florescimento (botões florais com má formação). Esta uniformidade é o primeiro passo para a obtenção de frutos de qualidade”.

Apesar das boas condições, Ribeiro dos Santos alerta que a produção do café tem o fator da bienalidade, ou seja, carga alta e carga baixa alternadas. Por ser um processo fisiológico, ele pode ser minimizado por algumas práticas culturais, mas não pode ser eliminado. Outro ponto ressaltado pelo especialista é que a florada depende do enfolhamento das lavouras e das condições do tempo em todos os períodos - antes, durante e após o florescimento.
 
O coordenador técnico também ressaltou que a produção de café de 2013 começou a ser definida em setembro/outubro de 2011, quando iniciou a formação dos ramos e as gemas. As condições meteorológicas do período que se estendeu a partir desta data, foram importantes tanto no desenvolvimento dos frutos da produção de 2012 quanto no desenvolvimento de ramos e gemas responsáveis pela produção de 2013. “Estas gemas permaneceram em dormência durante os meses de julho e agosto e as chuvas que ocorreram no último decêndio de setembro foram suficientes para promover a quebra da dormência e estimular a abertura da florada”, explica.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário