Tecnologias incrementam a cafeicultura em Rondônia

Publicado em 05/11/2012 09:37
Treinamento em pós-colheita realizado no Estado faz parte de uma série de eventos que estão vinculados ao lançamento da cultivar de café conilon BRS Ouro Preto.
A qualidade do café de Rondônia foi tema de treinamento realizado para 50 técnicos de extensão rural, produtores, estudantes e profissionais do agronegócio café nos dias 25 e 26 de outubro, em Ouro Preto do Oeste (RO). Durante o evento, os palestrantes reforçaram que o aperfeiçoamento da cafeicultura de Rondônia passa pelo incremento da produção e da melhoria da qualidade, para tanto mostraram tecnologias de pós-colheita adaptadas aos diferentes perfis de produtores.

Foram apresentadas por Sérgio Donzelles, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig soluções para a redução do consumo de água no processamento do café descascado e a reutilização da água residuária no processamento do grão. “Quando é realizado o processamento do café por via úmida, é possível ter uma economia de até 90% da água utilizada. Este Sistema de Limpeza de Água Residuária [SLAR] possui baixo custo para instalação e manutenção e pode ser adotado também por pequenos produtores, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, explica o pesquisador da Embrapa Café, Anísio Diniz.

O evento ajudou a desmistificar a crença de que o café da espécie Coffea canephora (variedades Conilon e Robusta) não possui qualidade para bebida, que são apenas matéria prima para blends (misturas) e para a produção de café solúvel. Nesse sentido, Arthur Fiorotti e Gustavo Sturm, da Conilon Brasil, apresentaram o novo protocolo de degustação do café para Robustas finos, demonstrando a importância da valorização dos diferentes tipos de café produzidos em Rondônia.

O treinamento em pós-colheita faz parte de uma série de eventos que estão vinculados ao lançamento da cultivar de café conilon BRS Ouro Preto (Coffea canephora Pierre ex Froehner), a primeira desenvolvida pela Embrapa, recomendada especialmente para Rondônia e resultado de estudo conduzido pela Embrapa Rondônia no âmbito do Consórcio Pesquisa Café.

O evento foi uma realização da Embrapa Rondônia em parceria com a Embrapa Café, Incaper, UFV, Epamig e Conilon Brasil. O Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, com apoio de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Funcafé/Mapa), tem contribuído para o desenvolvimento de pesquisas na área do setor nos últimos 15 anos.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário