Produção de café na Colômbia cai 1% em 2012

Publicado em 08/01/2013 07:26
Apesar do desempenho melhor de dezembro, a produção de café na Colômbia caiu 1% em 2012, para 7,74 milhões de sacas, de acordo com a Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia (Fedecafe). No mês passado, a colheita da commodity chegou a 904 mil sacas, avanço de 23% sobre as 735 mil sacas produzidas em dezembro de 2011.
 
A queda da produção colombiana de café no ano passado deveu-se ao clima desfavorável e a renovação dos cafezais, que demorou a gerar resultados. Para 2013, a Fedecafe espera que a o processo de renovação dos cafezais continue melhorar a colheita.
 
Na área externa, os colombianos exportaram 829 mil sacas em dezembro, queda de 3% sobre o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o tombo foi ainda maior. Entre janeiro e dezembro de 2012, as exportações de café do país sul-americano somaram 7,21 milhões de sacas, queda de 7% sobre o ano anterior.
 
Em comunicado, o executivo-chefe da Fedecafe, Luis Genaro Munoz, disse que o Banco Central da Colômbia precisa combater a excessiva valorização do peso colombiano, que subiu 8% em relação ao dólar no ano passado. Para Munoz, o atual nível da moeda do país, cotada 1.770 por dólar, deixa o país em difíceis condições para competir nas exportações globais de café.

Tags:

Fonte: CNC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Londres retoma negócios acompanhando movimento de correção do arábica
Após suporte no robusta, arábica tem mais um dia de forte correção e volta a ser negociado abaixo de 200 cents/lbp
Colômbia: Lavouras de café têm alta incidência de broca
Colheita de café: entenda regras para contratação de safristas
Café: Arábica começa semana com baixas e mercado monitora clima nas origens