Produtores de MG vencem o 9º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café

Publicado em 14/01/2013 08:26
Mineiros conquistam o primeiro lugar no concurso e nas três categorias do certame: Cereja Descascado, Natural e Microlote. Os cafés campeões e os demais lotes finalistas poderão ser adquiridos pelas indústrias, cafeterias e restaurantes em leilão que vai até 17 de janeiro.

Produtores de Minas Gerais se destacaram no 9º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. O cafeicultor José Alexandre de Lacerda, da Fazenda Forquilha do Rio, situada na cidade Espera Feliz, foi o vencedor do concurso, com seu café recebendo a nota de 84,63 pontos de qualidade global na xícara. Alem de campeão do certame, esse café também conquistou o 1º lugar na categoria Microlote (2 sacas), na qual concorrem apenas pequenos produtores, com propriedades de no máximo 15 hectares – a de José Alexandre tem 4 ha.

Na categoria Cereja Descascado, o café vencedor foi o do produtor José Roberto Canato, da Fazenda Monte Verde, de Carmo de Minas, que recebeu a nota 82,15. E na categoria Natural, a maior nota foi dada ao café produzido por Amélia F. Delarisse na Fazenda Apucarana, situada em Patrocínio: 81,75 pontos.

A avaliação sensorial foi feita na terça-feira (9/01), no laboratório do Sindicafé - São Paulo, por um júri integrado por provadores e árbitros da mais alta qualificação, coordenado por Ensei Neto, da Specialty Coffee Bureau. Todos os procedimentos seguiram a metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café, da ABIC, para grãos torrados, combinada com a metodologia da SCAA – Specialty Coffee Association of America, para grãos verdes. A avaliação das amostras foi feita às cegas, sem identificação da origem. Os juízes avaliaram a qualidade global do café na xícara, pontuando notas de 0 a 100 para propriedades como: aroma, sabor, corpo e retrogosto.

Leilão: preço de abertura R$ 561 a saca

Promovido pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, o evento entra agora na etapa do leilão dos oito lotes finalistas do concurso, que será realizado até 17 de janeiro. Só poderão participar empresas compradoras – indústrias, cafeterias restaurantes, etc. – que se inscreverem e declararem compromisso, por escrito na ficha de lance, de comprar os lotes pelos quais farão ofertas. Este compromisso pode ser enviado por meio eletrônico, com assinatura ‘escaneada’ ou por correio, para a ABIC, com assinatura original. Nesta edição, não será aceita a participação de pessoas físicas. 

A ficha de inscrição com declaração de compromisso de compra está no site www.abic.com.br, mas pode ser solicitada no e-mail [email protected]. Os lances poderão ser dados presencialmente ou via internet, também para o email [email protected], durante os dias do leilão, das 9h às 17h. É permitida a formação de consórcios de empresas para aquisição dos lotes.

Os participantes inscritos poderão adquirir 1 saca ou todo o lote (de 8 sacas nas categorias Cereeja Descascado e Natural e de 2 sacas na categoria Microlote). O valor do lance mínimo aceito é de R$ 561,00 a saca (50% acima da cotação BMF/Bovespa do dia anterior da abertura do leilão, que foi dia 9). Os participantes inscritos poderão solicitar o envio, pelo correio, de amostras de 100 gramas para prova e avaliação.

O resultado do leilão será divulgado pela ABIC em seu site na próxima sexta-feira (18/01), quando serão anunciados os Produtores Campeões do Concurso, com a ordem de classificação dada pelos lances obtidos pelos lotes, e as Empresas Campeãs da Edição Especial, que serão premiadas em três categorias: Ouro, de maior valor de aquisição por saca; Diamante, pelo maior investimento total em qualidade; e Especial, na qual concorrem os microlotes e que premiará a empresa que oferecer o maior valor.

Os lotes adquiridos neste pregão serão industrializados pelas empresas e comporão a 9ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil, que chegará aos consumidores em meados de abril, em embalagens sofisticadas de 250 gramas. Esta edição, limitada e exclusiva, é identificada por selo numérico controlado.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI ABIC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário