Cooxupé sedia primeira reunião do Conselho Nacional do Café de 2013

Publicado em 21/01/2013 11:04
Encontro teve a presença de diretores do CNC, entre eles o presidente, Silas Brasileiro, e representantes de importantes cooperativas de café. Na oportunidade, um importante passo foi dado para incentivar a mecanização das regiões produtoras do grão
 
Nesta sexta-feira, 18 de janeiro, a Cooxupé, cooperativa de café com sede em Guaxupé/MG, sediou a primeira reunião do ano do CNC – Conselho Nacional do Café – órgão presidido por Silas Brasileiro e que contribui para o desenvolvimento sustentável do grão produzido no país. Além de representantes da entidade, o encontro contou com diretores das cooperativas COCAPEC, COCATREL, MINASUL, COOPARAÍSO e COCCAMIG, que juntas detém mais de 20 mil cooperados. O principal tema debatido no encontro foi a formação de uma aliança entre cooperativas de café para incentivar a mecanização da lavoura cafeeira.
 
A proposta, levantada pelo CNC, é a de tornar viável para o produtor a venda de máquinas específicas que contribuam com a lavoura de café de forma sustentável. Segundo o presidente da COOXUPÉ e diretor do CNC, Carlos Paulino da Costa, a mecanização da lavoura é extremamente importante, principalmente pela falta de mão de obra e os altos custos. “Um importante passo foi dado hoje. A união de cooperativas para auxiliar o pequeno produtor a ter a possibilidade de mecanizar os processos de sua lavoura poderá contribuir tanto para o mercado de café, com a redução de custos, quanto para a indústria, incentivando pesquisas e a produção de maquinário em série”, analisa.
 
Como funcionaria o consórcio
 
Algumas cooperativas de café já possuem máquinas específicas para processos como a “varreção” da lavoura – última etapa da colheita que realiza a catação dos grãos e gera altos custos para o produtor com a mão de obra. O consórcio entre as cooperativas administraria estas novas tecnologias, apresentando para a indústria um modelo viável de produção em série que seria vendido ao produtor. O modelo de negócio ainda está em estudo, mas o consórcio coordenaria as pesquisas, necessidades de novas máquinas, entre outras ações.
 
Desenvolvimento do setor
 
Além de trazer a possibilidade de mecanizar a lavoura de café através da junção de cooperativas, a reunião, presidida por Silas Brasileiro, também levantou dois temas de importância para o setor: certificação e as estatísticas divulgadas no segmento. De acordo com Brasileiro, existe uma desigualdade na comercialização do café do Brasil no exterior, com a grande exigência de certificações e regulamentações para a venda do grão. Em contrapartida, o produto é comercializado pelo mesmo valor do grão produzido em outros países. “Queremos, através da OIC, diminuir esta diferença”, argumenta.
 
O presidente do CNC também pretende levar para OIC – Organização Internacional do Café – a proposta para que o Brasil assuma a coordenação de um órgão para fazer a avaliação das estatísticas do setor. “Os números atualmente são desencontrados. Conhecendo eles melhor, temos como planejar melhor”, finaliza.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário