Cooxupé lidera ranking nas exportações de café verde

Publicado em 08/02/2013 07:42
Maior cooperativa de café do mundo manteve em 2012 posição conquistada em 2011, 2010 e 2008.
Pelo quarto ano a Cooxupé – cooperativa mineira de café com mais de 11 mil cooperados – foi líder nas exportações do café verde brasileiro, embarcando 2.118.593 sacas de 60 kg do grão em 2012. Os principais destinos foram: Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Suíça, Espanha, Japão, Reino Unido, Itália, Canadá e França.

Segundo o presidente da cooperativa, Carlos Paulino da Costa, apesar do número ser menor que o de 2011, ano de marcos históricos com a alta do preço e volumes exportados (2.451.733 sacas), a cooperativa continuou com o mesmo nível de representatividade. “O país exportou em 2012 aproximadamente 15% menos que o ano anterior. Acredito que as chuvas atípicas em julho, que atrasaram a colheita dos produtores e o processo de comercialização, influenciaram”, avalia.

Paulino ainda afirma que permanecer na liderança das exportações se tornou meta da COOXUPÉ. “Somos a maior cooperativa do país que é o principal exportador de café do mundo, por isso, temos que lutar sempre pela liderança deste ranking. Temos ao longo dos anos trabalhado intensamente para aumentar a qualidade de vida do produtor rural e do café que ele produz, estabelecendo uma relação de confiança entre os nossos cooperados e clientes. Hoje, conseguimos oferecer um café de alto padrão, em grande quantidade e de acordo com as necessidades do comprador”, declara.
Para chegar a este patamar, a cooperativa investe em diversos programas que beneficiam o cooperado e o café que ele produz. Cursos, palestras e a visita constante de técnicos agrícolas nas propriedades têm contribuído neste sentido. Números levantados pela COOXUPÉ mostram que seus cafeicultores são mais produtivos em relação aos produtores não cooperados da sua área de atuação – Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo. Outro dado importante é a sua representatividade no mercado. Em 2012, a cooperativa foi responsável por 19% da produção de Café Arábica de Minas Gerais e 13% da safra nacional.

FEMAGRI
Entre os dias 13 e 15 de março, a cooperativa realiza a 12ª edição da FEMAGRI, feira de máquinas, implementos e insumos agrícolas realizada em Guaxupé (MG), sede da cooperativa mineira.

Com o tema “Manejo mecanizado, gerando resultados”, o evento deverá levar aos produtores mais de 100 stands, fazenda experimental, palestras, balcão de negócios e as novidades dos produtos voltados para a lavoura. “A FEMAGRI tem o objetivo de trazer as principais novidades do mercado ao nosso cooperado, de forma que ele se sinta em casa. Mostramos durante o evento que é possível para todos – pequenos e grandes – planejar e investir na mecanização da lavoura”, revela o presidente Carlos Paulino da Costa.

Em 2012, mais de 20 mil pessoas passaram pelos três dias de evento e movimentaram R$ 70 milhões em negócios.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cooxupé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário